Geonotícias — 05 abril 2017
Zenaide, primeira geóloga do norte e nordeste, completa 80 anos de vida !

PARABÉNS ZENAIDE, PELOS 80 ANOS DE VIDA!!!!!!

 A AGP parabeniza a colega Zenaide pelo transcurso do seu aniversário de 80 anos!!!! Zenaide, primeira geóloga do norte e nordeste, é um exemplo de coragem e destemor!!! Se hoje as mulheres ainda se defrontam com muitos preconceitos e discriminações, imaginem a “barra” enfrentada pela jovem Zenaide Soares da Fonseca, este o seu nome de batismo, única mulher integrante da primeira turma de concluintes da Escola de Geologia de Pernambuco, 1958-1961!!!

Zenaide e Aroldo foram também pioneiros no casamento entre colegas de turma, e constituíram uma bonita e feliz família – dois filhos, quatro netos e um bisneto para nascer!!!!!

Conheça um pouco da vida da Primeira Geóloga de Pernambuco:

 

Nascida na Mata Sul de Pernambuco, Ipojuca, estudou na Escola Normal e Landelino Rocha. Após ingressar na Escola de Geologia venceu as primeiras restrições por ser mulher. Diplomada em 1961, integrou a turma de geólogos pioneiros do N/NE do Brasil. Ingressou na Sudene e durante 30 anos esteve à frente do Laboratório de Análise Mineral, identificando e classificando minerais e rochas do Nordeste. Especializou-se em minerais opacos e argila, utilizando Raios-X e DTA. Na França, estudou na Sorbonne e no BRGM. Com defesa de tese, concluiu o Curso de Mestrado na UFPE. Publicou vários trabalhos, além de orientar vários estagiários. Sendo a única mulher da turma dos pioneiros, é considerada por muitos como uma guerreira. Pioneiras da Ciência no Brasil. Escrever a história das mulheres brasileiras cientistas é reconhecer que a participação feminina foi e é fundamental para o avanço do conhecimento. Estas pioneiras abriram as portas: do saber e do poder. Do saber, porque cada uma delas teve um importante papel para sua área de conhecimento. Do poder, porque provaram que as mulheres não são só aptas para a ciência quanto esta não pode prescindir de sua contribuição.